quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Exercícios sobre Período entre guerras/ com respostas prontas.

Exercícios - Período entre Guerras
1- (UFRJ 2005) "Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 [...] Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente [...] eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de uma animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles.Tinham sido criados para trabalhar, e - vejam! - era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa era sempre sua."
Fonte: Orwell, George. "O Caminho para Wigan Pier", in: "História do século XX". São Paulo, Abril Cultural, 1974, vol. 6, p. 1351.
O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929.
a) Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a crise de 1929.
R: A recuperação da economia européia no pós-guerra diminuiu a compra de bens industriais norte-americanos, o que reduzia a capacidade de exportação dos EUA; os lucros foram reduzidos, o que levou os empresários a especular com as ações de suas empresas, provocando a desconfiança dos investidores.

b) Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores.
R: Construção de obras públicas, gerando emprego; redução da jornada de trabalho; controle da produção visando a manutenção dos preços dos produtos básicos; fixação de um salário mínimo; ampliação do sistema de previdência social.
2- (UFRRJ 2007) Leia o texto e responda ao que se pede:
"Eu espero, mas as horas passam devagar. Eu estou na fila da sopa. Atrás de mim e na minha frente existem homens. Centenas de homens. Eu estou imprensado no meio da fila. Eu já estou aqui há duas horas. Já é noite e faltam dois minutos para que eles comecem a servir. O vento sopra nas esquinas e me corta como uma faca. Eu estou aqui há duas horas apenas. Alguns desses caras estão aqui há quatro. Do outro lado da rua as pessoas ficam olhando pra nós. Nós somos um bom show para elas. Uma fila da sopa que se estende por dois quarteirões é algo que se deve ver."
 (Kromer, Tom. "Waiting for Nothing". In Salzman, Jack. "Years of Protest: A Collection of American Writings of the 1930's". New York: The Bobbs-Merrill Company, Inc. Publishers, 1970, p. 45.)
a) O texto anterior foi escrito em uma conjuntura marcada pela chamada "Crise de 29", relacionada à "quebra" da bolsa de valores de Nova York. De que forma é possível relacionar a situação, descrita no texto, com a crise de 29?
R:O texto trata  do desemprego em massa que foi causado pela falência de empresas

b) A partir de 1933, implantou-se nos Estados Unidos o "New Deal", que trouxe uma modificação importante na relação entre o Estado e a Sociedade. Identifique a mudança que coloca em questão um princípio básico do liberalismo clássico.
R: A intervenção do Estado na economia.

3- (UEL 2006) "A guerra européia que se iniciou no 1º de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala".
(KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.
II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.
III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.
IV. As decisões de Hitler bem como a política interna e externa por ele encetada foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
R:A guerra resultou de todo um complexo quadro de crise econômica, agravado ainda mais pela crise de 1929. Resultou também de uma certa complacência dos países europeus, que viam na expansão fascista uma maneira de conter o avanço comunista (política de apaziguamento), ao contrário do que afirma o item III
4- (UFJF 2006) Sobre o contexto de emergência do nazi-fascismo na Europa, marque a alternativa CORRETA:
a) Período marcado pela descrença na democracia, em diversas nações européias.
b) Período de declínio do Nacionalismo, principalmente nos países que foram derrotados na I Grande Guerra.
c) Período de grande prosperidade das economias nacionais, especialmente nos países que compunham a aliança vitoriosa na I Guerra Mundial.
d) Período marcado pelo chamado "fim das ideologias" e pela expansão do Liberalismo.
e) Período de paz entre as nações e tolerância racial e étnica nos países ocidentais.
R: Tal descrença vinha do fato dessas democracias não terem sido capazes de evitar a Primeira Guerra e seus efeitos devastadores.
5- (UFPE 2007) Durante todo o século XX, o mundo ocidental conviveu com muitas turbulências políticas, que ameaçaram seus ideais democráticos e a prevalência da justiça social. Entre essas crises políticas, os sistemas totalitários se destacaram, pois:
a) destruíram os governos socialistas, criando regimes militaristas que radicalizaram as práticas capitalistas e colonialistas.
b) reconstruíram os ideais monárquicos do antigo regime europeu, defendendo a centralização política e a rigidez da hierarquia social.
c) foram expressivos politicamente, nas nações onde havia forte tradição democrática e tinham um passado político nacionalista.
d) combateram as liberdades democráticas, usando da violência e do corporativismo para silenciar os adversários.
e) mostraram a fragilidade da democracia ocidental, praticamente desaparecida da vida política, na primeira metade do século XX.
R: O fascismo é por definição um regime violento e centralizador, que usa a força contra seus inimigos, controla os sindicatos e cala a oposição.

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