sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Lista de Schindler. ( Vc vai gostar de ler)

Quem não conhece a fantástica história de Oskar Schindler? O filme é uma autêntica obra de arte e revelou ao mundo – ou pelo menos para aqueles que desconheciam – os atos heróicos de um empresário alemão que salvou um grande número de judeus da morte quase certa…
Schindler era membro do partido Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (NSDAP), por outras palavras, Partido Nazi. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele foi viver para a Polônia onde pretendia fazer algum dinheiro ao aproveitar-se da situação. Em Cracóvia ele abriu uma fábrica de utensílios esmaltados e empregou judeus vindos principalmente do famoso Gueto de Cracóvia, um local onde os judeus da cidade foram aprisionados…
Quando o gueto foi desativado em 1943 os empregados de Schindler foram enviados para o campo de concentração de Plaszow, mas continuaram a trabalhar na fábrica onde gozavam de alguma proteção atribuída por Schindler. Em 1944, Plaszow seria desativado e estava previsto o envio de todos os prisioneiros para outros campos de concentração onde seriam mortos. Porém Schindler não se conformou com a ideia e decidiu comprar literalmente todos os seus trabalhadores…
A Lista de Schindler foi então criada, para muitos ela significa vida, para outros o derradeiro esforço de um homem para contrariar a crueldade da época. Schindler gastou toda a sua fortuna e as pessoas na lista acabaram por ser transferidas para a sua cidade natal Zwittau-Brinnlitz onde foram colocadas numa nova fábrica o que lhes salvou a vida…
Hoje presenteamos os nossos leitores com a lista de Schindler, um olhar sobre as folhas que significaram tanto…