sábado, 3 de março de 2012

História do Paraná III

http://www.guiageo-parana.com/mapas.htmink

Sei que vai gostar. Beijos.

História do Paraná II

História
No inicio da colonização Portuguesa, a região onde se situa hoje o estado do Paraná fazia parte da capitania de Santo Amaro. Em 1539, o Paraná foi submetido á autoridade de São Vicente, hoje, um município de São Paulo. A exploração da região foi iniciada a partir de 1531, quando uma expedição partiu de Cananéia em busca de ouro e prata.
A colonização do litoral começou no século 16, com um pequeno povoado na ilha de Cotinga, hoje, no município de Paranaguá. No século 17, já existiam as vilas de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba) e a de Paranaguá.
O Paraná tornou-se província em 1853, pelo desmembramento do antigo distrito de São Paulo. Ainda no século 19, começaram a chegar grande número de imigrantes europeus, principalmente italianos, alemães, poloneses e ucranianos.
Com a Proclamação da República, em 1889, o Paraná passa a ser um estado da federação Brasileira.

História do Paraná

História do Paraná

Por Thais Pacievitch
No século XVI, as terras que hoje fazem parte do estado do Paraná, pertenciam a Capitania de São Vicente. Nessa época, a região era visitada por exploradores europeus em busca de madeira de lei. Somente no século XVII, em 1660, foi iniciada a colonização, com a fundação da Vila de Paranaguá, por colonos e jesuítas espanhóis. Curitiba, atual capital do estado, também foi fundada logo no início da colonização das terras paranaenses, tendo sido elevada a vila em 1693.
A descoberta de ouro em Paranaguá atraiu os portugueses, não só para o litoral, mas também para o interior. Quando, posteriormente, foi descoberto o ouro em Minas Gerais, a exploração na região paranaense diminuiu. Grandes extensões de terra já ocupadas por famílias ricas passaram a serem utilizadas na criação de gado.
Com o crescimento da exploração de ouro em Minas Gerais, cresceu também a demanda por gado e eqüinos na região. Como as grandes criações de gado e de eqüinos estavam localizadas ao sul (no Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina), foi aberto um caminho pelo qual o gado e os eqüinos seriam transportados, que ligava a Vila de Sorocaba (em São Paulo), a Viamão (no Rio Grande do Sul). A esse caminho deu-se o nome de “Caminho de Viamão”.
O gado e as mulas eram comprados na grande feira realizada em Viamão, e levados pelos tropeiros até a Vila de Sorocaba pelo Caminho de Viamão. Com o passar do tempo, as paradas ou os locais de pouso dos tropeiros, foram sendo povoados, dando inicio a novos municípios que atualmente formam um roteiro turístico, chamado de Rota dos Tropeiros.
Em 1853 a Província de São Paulo foi desmembrada, dando início à história oficial do Paraná, embora o Paraná só tenha se tornado um estado em 1859. A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso. Com o programa de imigração européia, foram trazidos alemães, poloneses e italianos para o estado. Ao fim do século XIX, a erva-mate passou a ser o principal produto produzido no estado, onde também era grande a produção de café e a exploração de madeira. Nessa mesma época, dando um impulso da economia, entraram em funcionamento as primeiras estradas de ferro.
A Guerra do Contestado, conflito ocorrido no limite entre o Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1916 foi o principal conflito ocorrido na história do estado do Paraná.